A Pesquisa de Clima Organizacional é um importante instrumento para a empresa avaliar seu momento atual e a percepção de seus colaboradores quanto a diversos aspectos da instituição.
É uma ferramenta que identifica o clima, o ambiente e as condições de relacionamento colaborador/empresa, servindo como base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, ajudando os administradores a obterem respostas precisas sobre a opinião dos colaboradores. A análise, o diagnóstico e as sugestões são usadas como instrumentos valiosos para o sucesso de programas e ações voltados para a melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e de avaliação e modificação de políticas internas.
Neste mês de março, realizamos a devolutiva de resultados da Pesquisa de Clima da empresa O Boticário, o trabalho foi realizado nas unidades de Joaçaba, Herval D’Oeste, Capinzal, Campos Novos e Treze Tílias. O Boticário é uma empresa que atua continuamente no sentido da excelência na gestão, nos processos, na prestação do serviço ao cliente e, especialmente, num ambiente de trabalho motivador e saudável visando a alta performance da equipe e da empresa, e por este motivo conta com nosso serviço de Pesquisa de Clima pelo segundo ano consecutivo.
A partir das pesquisar efetuadas foi possível identificar pontos a melhorar e trabalhar em estratégias concretas, trazendo resultados muito positivos para a pesquisa de 2019.
Hoje O Boticário destas cidades é considerada uma empresa P90, ou seja, uma empresa de performance acima de 90%, e isso se deve a sua grande preocupação e atuação no bem estar do colaborador, que se reflete na performance dos funcionários, na satisfação dos clientes e no desempenho financeiro gerando todo um retorno para o negócio.
Nosso método de pesquisa de clima organizacional consiste em:
• Pesquisa direta com os colaboradores, aplicação de questionário contendo um bloco de perguntas que direcionam o perfil demográfico da equipe que compõe a empresa; outro bloco que direciona a avaliação da empresa de um modo em geral; e um bloco de perguntas que se direcionam para a percepção dos colaboradores a respeito de diversos fatores como: liderança, oportunidades de desenvolvimento, engajamento, gestão do desempenho, suporte organizacional, estrutura e processos, comunicação, relacionamento, cooperação, entre outros.
• Devolutiva de resultados à empresa e aos funcionários com dados demonstrados de forma gráfica.
• Apoio na construção de planos de ação para melhoria das questões que evidenciam a necessidade de atenção, conforme resutados da pesquisa.
• Acompanhamento de resultados a partir da execução dos planos de ação.
A equipe da Indepe parabeniza a todos da empresa O Boticário pelos resultados obtidos na pesquisa e pela iniciativa em se tornar cada vez melhores. Temos orgulho em ter vocês como parceiros da Indepe.
Comments are closed